Uma visão geral sobre as Carreiras da Cisco e suas certificações
Recentemente publicamos em nosso blog alguns artigos que buscam esclarecer a relação de valor das carreiras da Cisco e suas certificações para as empresas e os profissionais de TI. A leitura destes artigos é um tanto recomendada!
- Cursos e Certificações Cisco, e o Reconhecimento de Mercado
- Certificação Cisco
- Você deve investir na sua Carreira de TI!
Já este artigo tem outra abordagem: a de esmiuçar as carreiras da Cisco! E fazendo isto através de uma melhor compreensão sobre os portfólios de produtos e serviços da Cisco, os mercados que a empresa atende, e as verticais tecnológicas que ela possui – ou seja, os tipos de soluções que a Cisco oferece ao mercado. Espero que você curta a leitura deste artigo!
Como este artigo está estruturado?
Honestamente, e em primeiro lugar, acredito que o ideal para qualquer indivíduo que aspira o crescimento nesta carreira de TI, acima de tudo, é a devida compreensão sobre os tipos de soluções existentes, além dos segmentos de mercado e as verticais tecnológicas. Até mesmo para facilitar a elaboração do seu próprio plano de carreira!
Pensando nisto, resolvi estruturar este artigo de forma a estabelecer uma linha de raciocínio que vá facilitar o seu entendimento acerca das soluções da Cisco, como estas soluções são estruturadas por segmentação tecnológica, e como estes mesmos produtos, cada qual em seus respectivos segmentos tecnológicos, podem ser mapeados para os segmentos de mercado. Isto certamente abrirá um leque de possibilidades na sua cabeça de forma a permitir traçar melhor o seu plano de carreira, e a responder perguntas do tipo:
“Por onde começar?“, “qual tipo de solução devo me especializar?”, “qual segmento de mercado eu gostaria de atuar?“, “como montar o meu plano de carreira através da especialização tecnológica para os segmentos e soluções que mais me atraem?“, dentre muitas questões que todos nós tivemos um dia… e ainda temos, certamente! Portanto, este artigo obedece a seguinte estratégia e abordagem:
- Compreensão das verticais tecnológicas da Cisco. Quais são os tipos de solução que a Cisco fornece para o mercado?
- Compreensão dos segmentos de mercado. Quais são os segmentos de mercado para os quais a Cisco fornece as suas soluções?
- Como os programas de educação e certificações da Cisco mapeiam para as verticais tecnológicas e segmentos de mercado?
- Ultimamente, quais carreiras da Cisco devo seguir?
A relação entre as verticais tecnológicas e segmentos de mercado em que a Cisco atua, e as certificações Cisco
A Cisco é uma empresa de reconhecimento global. Aliás, quando pensamos em “redes” e em outras soluções de infraestrutura, quase que automaticamente o nome “Cisco” passa pela nossas mentes, não importando o que faremos em seguida! É muito comum associarmos a reputação da marca Cisco para os projetos de infraestrutura, mesmo em empresas onde em parte ou (ainda!) integralmente não há uma solução Cisco implantada.
Inclusive muitos profissionais de rede perseguem uma certificação Cisco mesmo que em suas empresas (ainda!) não há qualquer dispositivo Cisco instalado ou em operação! Os profissionais de TI reconhecem o peso de uma boa formação técnica em tecnologias Cisco. É comum também tomarmos conhecimento de processos seletivos onde, mesmo que no final da linha o profissional não vá lidar diretamente com um equipamento Cisco, os conhecimentos técnicos obtidos através de treinamentos ou de uma certificação Cisco não somente serão bem aceitos, mas principalmente poderão ser o diferencial!
Pois bem, a Cisco por muitos anos tem segmentado os seus programas de treinamento e certificações para estarem melhor alinhados com o seu amplo portfólio de produtos e serviços. Eu explicarei com isto funciona na sequência.
Verticais tecnológicas
A principal proposta de negócios da Cisco é, segundo a sua filosofia praticada na especialização de seus parceiros:
“Ser o primeiro lugar, a primeira opção de escolha, a melhor solução, para cada um dos mercados em que a Cisco atua.”
E de fato a Cisco lidera a maioria destas verticais tecnológicas em que possui soluções, produtos e serviços. Isto pode ser verificado consultando os relatórios do Gartner Magic Quadrant e outros relatórios confiáveis de indústria e de órgãos transparentes e independentes.
A Cisco, portanto, atua no mercado fornecendo soluções que obedeçam, ao mesmo tempo, uma segmentação tecnológica e uma segmentação de mercado. Comecemos pelas verticais tecnológicas, mas informando aqui que a relação dos tipos de soluções citadas abaixo está compacta e com supressão de categorias e produtos, primando pela preservação do tamanho do artigo:
Soluções para Redes Corporativas
- Enterprise Networks Products
- Network Management
- Routing
- Switching
- Wireless
- Enterprise Network Security
- WAN Optimization
- Cloud and Systems Management
Soluções para Service Providers
- Service Provider Products, Solutions, and Services
- Network Infrastructure
- Cable Access
- Carrier Ethernet, Aggregation and Edge Solutions
- Core Networks
- Mobility Infrastructure
- Network Infrastructure and Mobility Security
- Optical Networking
- OSS and Network Management
- Data Center and Cloud Infrastructure
- Data Center Interconnect
- Data Center and Virtualization
- Network Function Virtualization (NFV)
- NFV Infrastructure
- Software Defined Networking (SDN)
- Network Management
- Application Centric Infrastructure (ACI)
- Cloud and Systems Management
- Data Center Management and Automation
- Network Infrastructure Management
- Network Management for Service Providers
- Network Service Orchestration and Automation
- Network Infrastructure
Soluções para Data Centers
- Data Center and Hybrid Cloud
- Analytics
- Automation and Hybrid Cloud
- Converged and Hyperconverged
- Compute and Storage
- Data Center Networking
- Racks and Power Distribution
- Routing and Data Center Interconnect
- Security
Soluções Wireless
- Wireless and Mobility
- Indoor access points
- Outdoor and industrial access points
- Wireless LAN controllers
- Network Management
- Cisco Meraki cloud management
Soluções de Segurança
- Security
- Advanced Malware Protection
- Cloud Security
- Email Security
- Network Visibility and Enforcement
- Next-Generation Firewalls
- Next-Generation Intrusion Prevention Systems
- Policy and Access
- Router Security
- Security Management
- VPN Security Clients
- Web Security
Soluções para Internet of Things (IoT)
- Internet of Things (IoT)
- Network Connectivity
- Data Analytics
- Embedded Networks
- Connectivity Management
- Management and Automation
- DevNet for IoT
- IOx and Fog Applications
- Security
Soluções de Colaboração
- Collaboration
- Unified Communications
- Customer Care
- Conferencing
- Collaboration Endpoints
Soluções para Cloud
- Cloud Solutions
- Hybrid Cloud Solutions
- Security Everywhere
- Network for the Cloud
- Cloud Applications
- Cisco Powered Services
- Cloud Professional Services
Soluções para Automação e Analíticos
- Analytics and Automation
- Data and Analytics Software
- Experience Platforms
- Process Platforms
Outros
- Soluções de Software
- Soluções de Software Defined Networks (SDN)
- Outras soluções e tecnologias não mencionadas anteriormente
Segmentos de Mercado
A proposta de segmentação de mercado é necessária, pois cada tipo de empresa possui particularidades, objetivos, metas, desafios e uma gama de problemas que são típicos de cada segmento de mercado. Já parou para pensar? Empresas do segmento de Transportes compartilham diversas características comuns a outros setores e segmentos, mas há grupos ou conjuntos de necessidades que são mais acentuadas para este segmento de “Transportes”.
Por outro lado, a área de Saúde também compartilha diversas características que são comuns a outros setores e segmentos, mas, convenhamos, há uma diversidade de situações e características que são quase únicas ou bastante acentuadas, e que miram exclusivamente as características do segmento de “Saúde”. E esta linha de raciocínio pode ser estendida para todos os demais segmentos de mercado. Para não complicar muito o artigo, suprimirei aqui o fato que vários segmentos de mercado possuem ainda muitos ramos de atuação. Por exemplo, “Transporte” por si só já é bastante extenso em suas ramificações: rodoviário, urbano, aéreo, carga, aquático, marítimo, etc.
As diferenças de ramos entre empresas do mesmo segmento de mercado
Concorda que um ramo de transporte rodoviário é bem diferente de um ramo de transporte aéreo? Que há muitas necessidades que são específicas para o segmento de transporte aéreo, por exemplo, mesmo que ambos compartilhem de outras necessidades em comum? Agora entenda que isto é verdadeiro também para todos os demais segmentos de mercado! Realmente não é a intenção deste artigo detalhar tudo isto! A intenção aqui é apenas demonstrar que a filosofia da Cisco é desenvolver e fornecer tecnologias que vão de encontro com as necessidades por adoção tecnológica, e de forma bem alinhada com as necessidades particulares de cada mercado. Exemplos de segmentos de mercado – desprezando aqui as muitas ramificações de cada segmento:
- Educação
- Financeiro
- Indústria
- Telecomunicações
- Transportes
- Prestação de serviços
- Saúde
- Varejo
- E muitos, mas muitos outros
A missão da Cisco: desenvolver e fornecer tecnologias para necessidades técnicas e alinhamento de mercados
Sim, exatamente isso! A visão da Cisco é justamente desenvolver e fornecer soluções tecnológicas que atendam muito bem tanto necessidades puramente técnicas, tais como, por exemplo, a projetos de infraestrutura para Redes Locais (LAN), projetos de redes de longa distância (WAN), projetos de segurança de infraestrutura (Segurança), além de Data Center, Wireless, e tudo aquilo que foi citado anteriormente, quanto as particularidades de cada mercado.
Além de possuir soluções para cada uma destas necessidades puramente técnicas, a Cisco fornece estratégias que reúnem elementos próprios para fomentar o equilíbrio e o saneamento de vários problemas que são particulares a determinados segmento de mercado. Por exemplo, quais soluções Cisco maximizam a produtividade de um determinado setor ou segmento de mercado? Qual é a estratégia da Cisco para o setor de Telecomunicações e provedores de acesso de Internet? Qual a estratégia da Cisco para o segmento de Saúde? Qual é a estrategia da Cisco para o atendimento das empresas do segmento de Varejo? E assim por diante. A Cisco possui uma visão formidável de fornecimento de soluções que vão de encontro às necessidades únicas ou particularidades de cada segmento e mercado.
Veja como a Cisco segmenta os mercados em que atua aqui.
O Centro de Inovação (COI) da Cisco
Um exemplo de como soluções são construídas com foco no mercado e não diretamente sobre a ferramenta empregada em si: o Centro de Inovação (COI) da Cisco, na cidade do Rio de Janeiro. Este centro tem como principal proposta o desenvolvimento de soluções através da inovação, reunindo as soluções da Cisco e de seu ecossistema de parceiros para o desenvolvimento e a transformação de empresas de todos os portes e segmentos de mercado.
No COI são demonstradas soluções com características únicas e bem acentuadas para setores tais como Energia, Óleo e Gás , Esportes e Entretenimento , Educação , Smart Grid – Redes elétricas, inteligentes, Saúde , Segurança Pública, e outros. O tour do COI é excelente para demonstrações de como as soluções da Cisco são pensadas nesta relação “tecnologia x necessidades de cada mercado“.
Visite o site do Centro de Inovação em: http://www.cisco.com/c/m/pt_br/innovationcenter/rio.html
E consulte também este documento institucional sobre o COI!
Como as verticais tecnológicas mapeiam para as carreiras da Cisco e suas certificações?
A esta altura do campeonato você deve estar se perguntando: “OK… mas… o que isto tem exatamente a ver com quais carreiras da Cisco deverei perseguir para minha profissão?“.
Caso não tenha percebido ainda, tudo o que foi comentado neste artigo até agora tem “tudo a ver” com a escolha de sua próxima certificação de uma carreira da Cisco!
A partir do momento em que você compreende melhor as soluções da Cisco, devidamente segmentadas para as verticais tecnológicas (que são os mercados “técnicos” em que a Cisco atua, fornecendo as suas soluções) e os segmentos de mercado onde estas soluções – produtos de hardware, software, serviços – promovem benefícios tangíveis diretos e indiretos para os negócios, tenho a mais absoluta certeza que isto poderá significar muito para que você consiga mais efetivamente desenhar o seu plano para conquistar as carreiras da Cisco mais compatíveis!
A minha estratégia para a visão de carreiras da Cisco corresponde a muitas das informações já citadas neste artigo:
- Tenha uma visão geral das tecnologias que a Cisco fornece, e uma visão de seu posicionamento líder de mercado
- Compreenda os segmentos de mercado em que a Cisco, através de suas soluções, estimula para a inovação e a transformação de negócios
- Sobre estes mercados, identifique as oportunidades onde habilidades técnicas e procedurais específicas, ou particulares destes segmentos, são necessárias para a concepção e manutenção destas soluções
- Elabore o seu plano de carreira para explorar de forma favorável o desenvolvimento de suas habilidades, que por sua vez conectarão o seu perfil profissional para as necessidades destes mercados
- Isto direcionará os seus esforços para a obtenção de conhecimentos específicos que sejam mais compatíveis com o que o mercado está buscando nos profissionais de TI
- Consequentemente, você será capaz de selecionar as áreas onde deverá iniciar, as carreiras da Cisco desejadas, e será capaz também de desenhar a sequência das demais áreas de especialização
Como as carreiras da Cisco são estruturadas?
A Cisco, de forma bem inteligente, distribuiu os seus programas de educação e as suas respectivas certificações para obedecer de forma mais legítima à sua própria proposta de fornecimento de soluções, conforme tudo aquilo que foi comentado neste artigo. As carreiras da Cisco são:
- Cloud
- Collaboration
- CyberOps
- Data Center
- Design
- Industrial
- Routing & Switching
- Security
- Service Provider
- Wireless
Carreiras da Cisco para especialização de parceiros, revendas e integradores
Há outras duas carreiras da Cisco que não foram mencionadas acima:
- Sales: voltado para a especialização de parceiros Cisco
- Specializations: parceiros Cisco precisam preencher requisitos de profissionais bem treinados para as áreas de especialização em que estes parceiros atuam, e conforme os requerimentos de cada nível de parceria estabelecido com a Cisco (Select, Premier, Gold). Os indivíduos destas empresas precisam ser alocados para os chamados “roles“, tais como Account Managers, Systems Engineers, Field Engineers, etc., e precisam ser treinados e obter as certificações correspondentes. Até a data de publicação deste artigo (01/05/2017), as especializações vigentes eram:
- Express Specializations
- Express Collaboration
- Express Foundation
- Express Security
- Express Video
- Small and Midsized Business
- Technology Specializations
- Advanced Service Provider Routing Technology
- Advanced Service Provider Mobility Technology
- Advanced Service Provider Optical Technology
- Advanced Internet of Things – Connected Safety and Security
- Advanced Internet of Things – Industry Expert
- Advanced Internet of Things – Manufacturing
- Advanced Core and WAN
- Advanced Unified Access
- Advanced Unified Computing Technology
- Advanced Unified Fabric Technology
- Advanced Video
- Architecture Specializations
- Advanced Enterprise Networks Architecture
- Advanced Security Architecture
- Advanced Collaboration Architecture
- Advanced Data Center Architecture
- Advanced Service Provider Architecture
- Express Specializations
Portanto, se você for um profissional que atua em uma destas empresas ou que possui esta pretensão, prepare-se! Você certamente será convocado para treinamentos e muitos estudos para a obtenção de certificações adicionais, os chamados “Cisco xxx Specialist” (Technical, CyberSecurity, Data Center, etc.). Estas carreiras da Cisco são muito específicas para parceiros, mas qualquer profissional poderá conquistá-las.
Selecionando as carreiras da Cisco ideais para começar
O que efetivamente ditará quais certificações e de quais carreiras da Cisco você perseguirá no seu início de profissão dependerá, na verdade, de uma análise e possível combinação de fatores.
“Qual é o segmento de mercado em que atuo?”
“Quais são as tecnologias Cisco empregadas na empresa em que atuo?”
“Quais são as soluções Cisco (hardware, software…) utilizadas na minha empresa?”
“Exatamente qual é a minha função na empresa? E em qual função eu gostaria de atuar na empresa, referentes a estas soluções da Cisco?”
“O que atrairia o interesse dos meus gestores ou futuros empregadores no que diz respeito ao aprimoramento de minhas habilidades para a minha atuação com estas soluções da Cisco?”
“Quais são as minhas deficiências ou limitações técnicas, e o que devo fazer para aprimorá-las?”
“Quais carreiras da Cisco eu possuo um interesse natural?”
Eu sei… são muitas perguntas! Mas com certeza somos mais efetivos quando temos um bom planejamento. Não custará nada você exercitar um pouco o que te motiva a estar na área e aonde você gostaria de estar ou chegar. E, ultimamente, quais carreiras da Cisco você considerará.
Confira dicas adicionais em nosso artigo Dicas para profissionais de TI!
As carreiras da Cisco
Carreira de Routing & Switching
O que comentarei aqui é uma opinião estritamente pessoal. A minha própria visão sobre o que eu recomendaria para todo e qualquer profissional que atue ou que vá atuar com infraestrutura de redes, independentemente do segmento de mercado: estude bem os fundamentos de redes e especialize-se em Routing and Switching, mesmo que você lá na frente pretenda migrar ou especializar-se em outra área. Ou seja, das carreiras da Cisco, a primeira que eu recomendo é a de Routing and Switching.
Recomendo principalmente àqueles que sejam novos na área para que persigam as certificações Certified Entry Networking Technician (CCENT) e Cisco Certified Network Associate Routing & Switching (CCNA). E o motivo ou a minha visão sobre isto é bem simples: todas as empresas e de todos os segmentos de mercado contam com estes tipos de soluções. Roteadores, switches, sistemas de gerenciamento, etc. De diversos portes, capacidades e recursos, cada qual observando a função do equipamento na infraestrutura (Acesso, Distribuição, Core), as facilidades técnicas (recursos, features) necessárias para cada camada e/ou equipamento.
Por que, das carreiras da Cisco, devo começar pela Routing & Switching?
Porque, ao partir para esta abordagem, você será capaz de executar projetos, implantações e suporte de uma gama de plataformas Cisco que estão presentes em praticamente todos os tipos de empresas. Mais do que ser capaz de suportar estes tipos de tecnologias, a vantagem de você ter uma excelente formação CCNA é que isto servirá como alicerce para todos os conhecimentos que você desejar adquirir e escalonar no topo de suas habilidades em um futuro próximo, não importando a vertical tecnológica!
Por exemplo, caso você lá na frente vá atuar com soluções de Colaboração ou Comunicações Unificadas, uma base bem sólida de Routing & Switching será fundamental para que você consiga conduzir projetos de infraestrutura para acomodar e suportar estas soluções de colaboração. O mesmo será válido quando pensando em Segurança da Informação, mais especificamente quando for programar os equipamentos de rede para contribuir para a mitigação de riscos de segurança. Uma boa formação em Routing & Switching, por exemplo, fará o seu trabalho fluir muito facilmente neste sentido.
Após o CCNA, honestamente? A certificação Cisco Certified Network Professional (CCNP) em Routing and Switching poderá elevar a qualidade de suas habilidades para um nível bem profissional, o que aprimorará tanto aquilo que você já tecnicamente realiza na sua empresa, quanto também pavimentando a incorporação de novos conhecimentos. E isto fluirá de forma muito mais fácil quando você decidir ampliar o seu leque de conhecimentos em outras verticais tecnológicas. Será muito mais fácil, por exemplo,você compreender arquiteturas de Data Center, Service Provider e Segurança da Informação, pois estas verticais possuem muitos pré-requisitos que são bem preenchidos por uma boa formação em Routing & Switching.
A decisão por seguir adiante e perseguir a certificação CCIE Routing and Switching ficará por sua conta! 😉
Carreira de Segurança
Das carreiras da Cisco, a de Segurança é quase que uma obrigatoriedade ou unanimidade. As infraestruturas de redes estão cada vez mais críticas para as organizações. A segurança já deixou de ser opcional há muito tempo, talvez nunca tenha sido opcional (negligenciada seria a expressão mais correta aqui). Todo e qualquer projeto de infraestrutura deverá possuir a segurança em mente; os projetos tem que ser concebidos com segurança embarcada desde o início. É nesta hora onde enxergamos o excelente valor das certificações de segurança da Cisco.
Uma certificação Cisco Certified Network Associate Security (CCNA Security) certamente será uma experiência muito útil para que você, profissional de infraestrutura de redes, mesmo não sendo o profissional que vá atuar diretamente com a Segurança da Informação em sua empresa, consiga atuar de forma alinhada com as melhores práticas e respeitando os diversos controles e padrões de segurança da indústria. Seria o primeiro passo para você efetivamente compreender o tema Segurança da Informação, e até mesmo migrar para atuação específica nesta área lá na frente.
Na medida em que você adquire mais conhecimentos desta área, você poderá optar por perseguir a certificação Cisco Certified Network Professional Security (CCNP Security)! Em muitas situações, isto será inevitável, especialmente quando a sua empresa contar com soluções de segurança da Cisco e o seu time for responsável por manter estes ambientes. Mesmo que isto não seja o seu caso, talvez a certificação CCNP Security possa ser muito útil para que você vá buscar uma oportunidade nesta área na sua empresa ou em outra empresa, caso seja isto o que o manterá bastante motivado.
Por que perseguir as certificações de segurança da Cisco?
Uma observação: as soluções de segurança são utilizadas por todos os segmentos de mercado, sem exceções! Poderá haver diferenças, claro, na forma em que os projetos de segurança são pensados e iniciados em função das particularidades de um determinado segmento (ex: Financeiro), haja a vista que há normas, exigências e restrições legais que são “únicas” para o segmento em questão. Você, estando bem preparado para atuar com componentes de Segurança em uma infraestrutura de redes, estará automaticamente apto para trabalhar com estas soluções em qualquer tipo de empresa.
Carreira de Service Provider
Caso a empresa em que atua seja do segmento de Telecomunicações, tipo um provedor de Internet ou uma operadora multisserviços, esta será a sua carreira! Mesmo assim, continuo recomendando pelo menos o CCNA em Routing and Switching, antes que você persiga diretamente as certificações que são específicas para o segmento de Service Providers. Ou seja, as certificações Cisco Certified Network Associate Service Provider (CCNA SP) e Cisco Certified Network Professional Service Provider (CCNP Service Provider), nesta ordem.
Há características únicas nas empresas deste setor, incluindo como os projetos são iniciados, toda a questão de gerenciamento de desempenho, disponibilidade, e configurações. Os tipos de equipamentos e arquiteturas usadas neste setor também são bem característicos, quase que únicos para os cenários de redes presentes em operadoras, além de indicadores de nível de serviço, aprovisionamento de clientes, etc.
Se você tem pretensão em atuar num provedor ou operadora, esta é a carreira que você deverá perseguir! Saiba que a certificação CCIE Service Provider é uma das certificações mais valorizadas do mercado!
Carreira de Wireless
Há uma semelhança muito grande com relação ao que foi comentado a respeito das carreiras de Routing & Switching e Security: são soluções que estão cada vez mais presentes e em todos os segmentos de mercado. Os projetos podem ser um pouco diferentes, as necessidades, idem. Mas o fato é que o Acesso de redes está cada vez mais unificado – inclusive chamamos isto de Acesso Unificado mesmo – onde os indivíduos e seus dispositivos se conectam à rede tanto por meio físico cabeado quanto por sem fio. Para muitas empresas, não faz a menor diferença se o acesso é cabeado ou sem fio.
Para estas empresas, os desafios são enormes! Há questões aqui envolvendo o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) em projetos de Bring Your Own Device (BYOD), além de sofisticadas políticas de acesso à rede, as quais são específicas para cada empresa em seus segmentos de mercado.
Por que devo considerar as carreiras da Cisco em Wireless?
Porque perseguir uma certificação Cisco na carreira de Wireless hoje em dia pode ser tratado como diferencial! Ao concluir os seus estudos em Routing & Switching, os estudos na carreira de Wireless permitirão a sua atuação como especialista nestas soluções de redes sem fio, especialmente se você tiver permeado Routing and Switching e Security neste eixo. A certificação CCNA Wireless seria o seu primeiro passo, no entanto, ainda recomendo que você esteja bem preparado para os fundamentos do CCNA Routing and Switching, e o motivo é bem simples: as soluções Wireless são integradas na infraestrutura de redes cabeada, que é bem o foco do CCNA R&S!
Dependendo das suas necessidades de evolução técnica, ou até mesmo por conta das exigências em termos de complexidades das soluções Wireless existentes na sua empresa, o seu próximo passo seria perseguir a certificação Cisco Certified Network Professional (CCNP) Wireless. Ou até mesmo o CCIE Wireless!
Carreira de Collaboration
Tem havido uma evolução muito grande nas ferramentas de colaboração usadas pelas empresas. Cada vez mais há a adoção de terminais inteligentes de comunicação que não somente reduzem custos, mas incorporam elementos e facilidades inovadoras para fazer com que times inteiros trabalhem de forma mais produtiva. É bem provável que a sua empresa possua uma solução de Colaboração, e há grandes chances desta solução incluir plataformas da Cisco.
A Cisco possui divisões inteiras focadas no desenvolvimento de soluções de comunicações unificadas e colaboração, e a cada ano introduz novidades incríveis para as empresas de todos os segmentos. Seria você o profissional responsável por lidar com estes tipos de soluções? Caso afirmativo, as certificações de colaboração da Cisco serão responsáveis por prepará-lo para lidar com este formidável, porém complexo, universo. A primeira certificação aqui seria o Cisco Certified Network Associate (CCNA) Collaboration, que é muito interessante tecnicamente!
Dependendo da complexidade das soluções de colaboração presentes na sua empresa, poderá ser necessário a sua evolução técnica para lidar com estas questões. Isto seria o seu próximo passo com a perseguição da certificação Cisco Certified Network Professional (CCNP) Collaboration. Ou então o CCIE Collaboration!
Carreira de Data Center
Sejamos francos, muitas empresas possuem o seu próprio Data Center. Pequeno, médio ou grande. Pouco importa. Em muitos casos, os times que cuidam das tecnologias de data center e rede corporativa são distintos, justamente para manter foco nas especializações e habilidades de cada grupo. Em outros casos, principalmente das redes ou empresas menores, o mesmo time cuida de ambos os ambientes. É nesta hora em que saber lidar com as arquiteturas e tecnologias diretamente relacionadas ao tema poderá ser o diferencial para a sua carreira. E isto seria iniciado com a certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA) Data Center!
As tecnologias de data center em boa parte se assemelham com muitas das coisas que vemos em arquiteturas corporativas (tipo os fundamentos cobertos pelo Routing & Switching). No entanto, há muita coisa que é específica para data centers, tais como Computação Unificada, Unified Fabric (Consolidação de I/O), interconexão de data centers, etc. Na medida em que o seu data center vai ficando complexo, você precisará subir as suas habilidades para o próximo nível, e, nesta hora, recomendo seriamente que você antecipe-se para conquistar a certificação Cisco Certified Network Professional (CCNP) Data Center.
As tecnologias de data center estão em franca ascensão, e cada vez mais indivíduos com estas especializações estão sendo literalmente caçados no mercado! Prepare-se para dar um salto na sua carreira!
Carreira de Cloud
Assim como a carreira de data center, outra área co-irmã e que está crescendo muito é a Cloud. A própria Cisco viu a necessidade de criar programas de educação especializados nestas tecnologias e soluções, muito em função da variedade de componentes empregados para construir todo o tipo de ambiente baseado na Nuvem. Com o advento das soluções baseadas na Nuvem, as infraestruturas precisam ser mais ágeis e em grande parte devido às necessidades por virtualização massiva e automação destes ambientes. Há uma interseção razoável entre as carreiras de data center e cloud, mas as propostas são um pouco diferentes aqui: automação, políticas, escalabilidade, gerenciamento, e outros.
A certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA) Cloud seria o primeiro passo para profissionais responsáveis por administrar ambientes com as soluções de cloud da Cisco. E, na medida em que o profissional for cada vez mais exigido para desenvolver, implantar e operar estas soluções, será inevitável a continuidade de suas habilidades através da certificação Cisco Certified Network Professional (CCNP) Cloud.
Carreira CyberOps
Assim como Cloud está para Data Center, CyberOps está para Security. Certo?
Essencialmente, “sim” e “não”. É verdade que há uma boa interseção entre os dois fundamentos ou as duas carreiras, afinal de contas ambas as áreas estão bem abaixo do “guarda-chuvas” Segurança da Informação. No entanto, a proposta da carreira de certificação Cisco CyberOps tem uma pegada, um apelo um pouco diferente: a de especializar indivíduos para as questões de resposta à incidentes de segurança, enquanto as certificações de Security da Cisco tem um apelo maior nas questões de projeto, implantação, operação e suporte.
Uma vez que as ameaças de segurança estão cada vez complexas, incrivelmente complexas, a Cisco teve esta visão de capacitação de profissionais para atuação na mitigação e resposta aos incidentes de segurança. É uma certificação relativamente bem nova, mas com uma proposta interessantíssima!
Para começar nesta área de resposta à incidentes com as soluções e infraestruturas baseadas em Cisco, recomendo a certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA) CyberOps!
Empresas de grande porte ou de missão crítica dependem de profissionais com estas habilidades!
Carreira de Industrial
Aqui já vemos um conjunto de soluções e respectivas habilidades que são bem típicas de segmentos de mercados específicos. Por exemplo, soluções de Factory Network, Factory Wireless, Factory Security, Utilities + Smart Grid, e afins.
Portanto, se você atua ou planeja atuar em empresas do tipo concessionárias e distribuidoras de energia elétrica, fábricas e indústrias em geral, empresas de exploração ou refino de petróleo, dentre outras com perfil “industrial”, a carreira de TI no segmento industrial poderá ser bem valorizada. A Cisco possui soluções muito inteligentes para atender às muitas necessidades deste mercado, e tudo começaria, em termos de preparação e especialização, com a certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA Industrial).
“Make no mistake“: as empresas deste setor gastam e lucram muitos milhões de reais, dos quais boa parte é investida na aquisição de soluções tecnológicas visando a maximização da automação de processos inteiros! São áreas de missão crítica e que exigem profissionais bem qualificados, e isto inclui os profissionais de TI. Ou seja, você!
Carreira de Design
A Design é outra das carreiras da Cisco cujas certificações talvez sejam mais peculiares se comparado às demais carreiras da Cisco. A certificação Cisco Certified Design Associate (CCDA), a primeira das certificações, é muito útil para equipar o profissional com toda aquela linguagem de posicionamento das soluções Cisco e a iniciação de projetos técnicos de infraestrutura Cisco. Assim como as certificações Cisco Certified Design Professional (CCDP) e Cisco Certified Design Expert (CCDE), nesta ordem.
Os maiores beneficiados destas certificação são os profissionais que atuam em empresas prestadoras de serviços de integração com plataformas Cisco. Ou seja, parceiros Cisco das designações Premier e Gold.
As certificações em si são interessantíssimas e bastante válidas para o crescimento de carreira de muitos perfis de indivíduos que atuam com projetos de soluções Cisco, mesmo que, na maioria das situações, estas certificações sejam mais úteis mesmo para os parceiros da Cisco.
Conclusão
Espero realmente que este artigo tenha sido capaz de responder as muitas das suas prováveis dúvidas acerca das carreiras da Cisco!
O mercado precisa de profissionais bem qualificados; indivíduos que possuam visão e que saibam transformar as suas atitudes em geração de valor para as empresas em que atuam e, consequentemente, para si próprios.
Aproveite a oportunidade para baixar este belíssimo poster descrevendo as certificações da Cisco!
E conte conosco, do Gifará Serviços Avançados em TIC, para a transformação da sua carreira!
Um abraço!
Leonardo Furtado