Conheça o roteador Cisco ASR 1000
O Cisco ASR 1000 Series Aggregation Services Routers transforma a borda da rede de operadoras através da entrega incomparável de serviços de excelente valor agregado e elevado índice de disponibilidade, e tudo isto em um equipamento de dimensões bem compactas!
Em Tecnologia da Informação e Comunicação, o termo resiliência significa, com as nossas próprias palavras aqui:
“a capacidade do componente tecnológico, tanto isoladamente quanto no aspecto coletivo – ou seja, atuando em conjunto com outros componentes e elementos – de sustentar severos níveis de falhas, porém estes eventos causando zero ou um mínimo de perda de serviços, e apresentando níveis de indisponibilidades nulos ou extremamente baixos”.
Uma infraestrutura de rede moderna precisa ser resiliente. Redundância e resiliência não significam exatamente a mesma coisa, embora haja uma certa relação entre ambos. O emprego de componentes redundantes colabora para uma maior resiliência, é verdade, mas há outros aspectos a serem observados e que fatoram para uma resiliência superior.
A plataforma Cisco ASR 1000 é um bom exemplo disto: o equipamento é redundante em diversos aspectos de seu hardware (fontes de alimentação, ventilação, módulos de supervisão e controle (RP), módulos de comutação e serviços integrados (ESP), módulos de concentração de interfaces (SIP), módulos de interfaces (SPAs). Estes componentes em configuração redundante favorecem índices de disponibilidade bem maiores.
Agora a resiliência – pelo menos nos padrões desejados por nós – não depende somente ou única e exclusivamente do hardware em disposição redundante. A arquitetura da plataforma e todo o aspecto sistêmico precisa ter um projeto de fábrica naturalmente patrocinador de resiliência padrão carrier grade. Como o Cisco ASR 1000 faz isto?
Os componentes da plataforma que fatoram para maior confiabilidade e resiliência
Muitas características da plataforma Cisco ASR 1000, incluindo componentes de hardware e software, fazem com que a solução apresente níveis excepcionais de qualidade, disponibilidade e confiabilidade.
Confiabilidade do hardware
Redundância de Hardware: módulos de supervisão e controle (RP) redundantes, módulos de processamento de pacotes e serviços integrados (ESP) redundantes, fontes de alimentação redundantes, módulos de ventilação redundante, módulos de concentração de interfaces (SIP) e módulos de interfaces (SPA) redundantes.
Ao desenharmos um reliability block diagram e também ao fatorarmos os índices de MTBF destes componentes em redundância em paralelo, considerando as métricas típicas de MTTR de uma determinada empresa (tempo de detecção de falhas, identificação de problemas, diagnóstico do problema, resolução, RMA, etc.), percebemos que o índice de disponibilidade geral da plataforma, medido em % SLA, é bastante elevado.
Confiabilidade do software
Redundância de Software: cópias “ativa” e “standby” do Cisco IOS, onde a falha em um processo de software, caso este venha a prejudicar outros processos importantes do IOS, acionará um “switchover” entre os processos redundantes do Cisco IOS, com zero perda de pacotes.
Sistema Operacional Resiliente: modularização do Cisco IOS Software, endereços de memória protegidos, redundância de processos do IOS.
Ao invés de rodarmos o IOS como sempre fizemos – ou seja, como um sistema operacional próprio e de característica ou apresentação monolítica, o Cisco IOS XE é na verdade uma camada de middleware com completa abstração de hardware, e o Cisco IOS roda no topo deste middleware IOS XE, e os próprios processos do Cisco IOSd são modularizados e executados em regiões dedicadas de memória protegida para cada processo.
Isto significa que o IOS não mais interage diretamente com o hardware, pois quem faz isto é um sofisticado sistema operacional baseado em Linux 64-bit.
As funções de rede são, portanto, implementadas pelo Cisco IOS que roda no topo deste middleware, e cada processo (protocolos, serviços, etc.) ativado no IOS roda em sua própria região de memória protegida, para maior confiabilidade, segurança, estabilidade e resiliência.
Para concluir, os processos do IOS (IOSd) são redundantes, e o “switchover” entre eles pode ser feito com zero perda de tráfego ou interrupção de serviços.
Características de programabilidade e processamento de pacotes
Separação legítima e completa de Control Plane e Data Plane: em hardware e em software!
O Route Processor (RP) do Cisco ASR 1000 não participa das funções de Data Plane, sendo responsável somente pelas funções de Control Plane. Já o Embedded Services Processor (ESP) é responsável pelas funções de Data Plane. Ambos os componentes RP e ESP baseados em hardware são redundantes nos modelos acima de 4RU do Cisco ASR 1000.
Em adição, a interação do Software com o Hardware é igualmente segregada para as funções de Control Plane e Data Plane. Estas condições oferecem ao Cisco ASR 1000 as características de uma plataforma definitivamente carrier grade em padrões máximos de disponibilidade e resiliência. Essas tecnologias consagradas Control Plane e Data Plane acarretam no aumento da disponibilidade e oferecem tempos de convergência inferiores a 1 segundo.
O ESP do roteador Cisco ASR 1000 é equipado com a tecnologia Cisco QuantumFlow Processor (QFP), que são processadores de última geração, tecnologia inovadora, do tipo mais sofisticado já implementado em roteadores desta categoria.
O QFP está integrado nos módulos ESP, e alguns módulos ESP podem ter 2 QFP ou 4 QFP (ex: ESP-200) para maior escalabilidade. O QFP e demais componentes do ESP executam em hardware todas as funções de Data Plane, incluindo Path Determination (L/FIB Lookups), Packet Switching (Packer Re-write), Layer 2/3 Switching, ACL, QoS, IPsec/Crypto, QoS, etc. Simplesmente não há “software switching” no Cisco ASR 1000.
Arquitetura HW & SW resiliente: a falha de um módulo de RP resulta em zero perda de pacotes, e a RP standby assume prontamente as funções. A falha de um módulo ESP apresenta indisponibilidade de 100 milissegundos!
Datasheets do Cisco ASR 1000
Consulte o Gifará Serviços Avançados em TIC, e conheça do roteador Cisco ASR 1000 e os nossos serviços de projeto e integração de redes inteligentes!