Dicas para Profissionais de TI
Confira as nossas dicas para profissionais de TI que, assim como você, estão começando na área… e precisam de ajuda e esclarecimentos!
Você está começando na área de TI? Então este artigo foi feito para você!
Então você está começando na carreira de TI/TIC e de certa forma está um pouco “perdido” sobre quais conhecimentos técnicos e habilidades você deveria possuir para ser bem sucedido na área? Confira as nossas dicas para profissionais de TI!
Adotando uma postura bem prática aqui sobre a questão de fundamentos de redes: redes não transportam somente “pacotes de lá para cá”. Redes fazem muito mais que isto e são responsáveis por transportar aplicações e serviços de conteúdo e de infraestrutura de missão crítica, que por sua vez mapeiam para objetivos organizacionais importantes, os quais são essenciais para que uma empresa atinja os seus objetivos estratégicos. Portanto as nossas dicas para profissionais de TI em primeiro momento esclarecerá exatamente o que as redes fazem nas organizações.
Quais são os objetivos de TI nas organizações?
Estes objetivos podem incluir a redução racional de custos, aumento de produtividade, aumento da lucratividade – incluindo através da geração de novas fontes de receita – melhor atratividade corporativa e resultados mais tangíveis para o negócio. Os objetivos estratégicos de uma organização podem incluir a recorrente necessidade por aprimoramento da eficiência de várias de suas áreas internas, incluindo setores tais como Logística, Operações, Manufatura/Produção, Engenharia, Atendimento a Clientes, Marketing, Vendas, Financeiro, Contábil, e tudo aquilo que encontramos na maioria das empresas.
As tecnologias são fundamentais para as empresas, e estas tecnologias são empregadas por meios de processos e ferramentas. No entanto, não espere que somente o seu currículo recheados de competências técnicas bem específicas vá posicionar o seu perfil no topo das melhores vagas. O fato de você ser profundo conhecedor de componentes técnicos tais como “VLAN”, “spanning tree”, “OSPF” e “BGP”, apenas, não necessariamente enriquecerá substancialmente o seu currículo. Estas habilidades são muito importantes, é verdade, para a condução de ações bem específicas como parte integrante de suas atividades mais técnicas do cotidiano. Só que, no entanto, o cenário de competitividade dos dias atuais é bem mais amplo e exigente, e as empresas estão muito interessadas em identificar qual valor você consegue injetar para os seus negócios.
Quer se destacar nesta área e crescer profissionalmente? APRENDA A PRODUZIR RESULTADOS DE VALOR.
1) DICAS PARA PROFISSIONAIS DE TI: QUAIS HABILIDADES E ÁREAS DE CONHECIMENTO VOCÊ DEVERÁ POSSUIR?
Eu entendo que um profissional, para ser considerado bem atraente, versátil, e em condições de fornecer resultados mais dinâmicos para os empreendimentos, deva possuir as seguintes habilidades:
Habilidades Gerais
- Comunicação impecável, oral e escrita;
- Excelente organização, incluindo horários e tudo mais. Saiba conduzir cronogramas, respeitar marcos de projetos, produzir boa documentação, e saiba gerenciar prioridades;
- INGLÊS absolutamente funcional, oral e escrito, e deverá ser uma habilidade incorporada ao seu perfil profissional. O espanhol não fica longe disso, sendo um “extra” em muitas das melhores oportunidades.
- Procure conhecer bem o negócio da sua empresa, saiba identificar seus produtos e serviços, como seus setores funcionam, e procure também identificar pontos críticos e que necessitam de aprimoramento interno, especialmente por meios de soluções ou ajustes nos aparatos tecnológicos existentes;
Habilidades Procedurais
- Saiba identificar como TI atende ou serve aos processos internos, pois isto permitirá um engajamento mais adequado da sua missão na empresa;
- Procure antecipar-se aos problemas que poderiam expor de forma negativa e impactante as operações da empresa. Busque soluções e ações preventivas, e não dependa somente do seu potencial de reação. A mitigação de riscos é muito importante;
- Não espere um problema sério ocorrer para que nesta ocasião você tenha ainda que compreender como aquilo funciona ou como deveria funcionar. Seja esperto e esteja preparado para resolver problemas que possam impactar severamente o negócio. Tenha um plano de contingência para recuperação de falhas, e apresente sempre um plano de mitigação de riscos como medida preventiva.
- Saiba interagir com os demais setores de TI, pois numa empresa de médio/grande porte há muito mais que “redes” apenas: há times de Servidores, Aplicações/Desenvolvedores/Analistas, Fábrica de Software, Banco de Dados, Help Desk/Service Desk, etc;
- Conheça como funcionam os componentes de TI de outros setores, pois isto permitirá encaixar os projetos de redes e ajustes destes para melhor apoiar os serviços que são transportados pela infraestrutura;
- Redes transportam aplicações muito importantes para o negócio. Procure compreender como estas aplicações funcionam, seus pré-requisitos e parâmetros, e como estão adequadamente mapeados para os componentes e serviços de infraestrutura. Isto provocará melhor aderência e fidelidade das soluções adotadas, além de possibilitar a identificação de deficiências antes que problemas possam impactar o funcionamento destes serviços, com indesejável consequência negativa para o negócio.
Habilidades Técnicas
- Seja um tanto “CLÍNICO GERAL”, e conheça um “pouco de tudo” – porém de forma positiva, ética e produtiva. Ou seja, entenda como estão dispostos todos os componentes técnicos da empresa. Você poderá não ser o profissional que efetuará o suporte aos Servidores, ou ao Linux, ou ao Microsoft Windows, ou ao Banco de Dados, ou aos Sistemas usados pela empresa. Mas compreender as diretivas de cada projeto técnico e como eles foram produzidos para o negócio… certamente fará com que você seja um profissional muito mais qualificado para servir às necessidades de TI da empresa.
- Esta interação entre as áreas de TI é fundamental para que as tecnologias empregadas produzam os resultados de que a organização tanto necessita;
- Seja “ESPECIALISTA” no seu aparato. Este sim, o seu “jabá”. Seja profundo conhecedor do seu universo, pois naqueles componentes você precisa ser o especialista. Se você for o “cara de redes” da empresa, então nesta parte você realmente deverá dominar os conceitos, e muito bem!
Habilidades Organizacionais
- Dicas para profissionais de TI: trabalhe somente sob boas práticas e frameworks consagrados de indústria. Não “chute”, não tire conclusões precipitadas, não deduza sem conhecer os fatos corretamente;
- Não “reinvente a roda”. Normas, boas práticas, frameworks…. tudo isto foi criado para maximizar os resultados daquilo que se espera. Saiba selecionar quais controles e de quais normas/práticas melhor funcionam ao seu padrão de trabalho e em alinhamento com os objetivos técnicos do negócio;
- Estude. E muito. Se você não curte estudar, esta área não é para você;
- Não minta para si mesmo. Conheça os seus limites e saiba planejar como estes limites deverão ser superados;;
- Procrastinação é algo que deve ser abolido de seus hábitos!
- Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. Saiba gerenciar o seu tempo, e saiba aplicar ferramentas que facilitam a condução de prioridades (uma Matriz de Eisenhower, por exemplo).
2) DICAS PARA PROFISSIONAIS DE TI: QUAIS CONHECIMENTOS TÉCNICOS CONTRIBUEM PARA VALORIZAR BEM UM PROFISSIONAL DE REDES?
Entendemos ser necessário, no que diz respeito ao “clínico geral”, as seguintes habilidades técnicas, como parte de nossas dicas para profissionais de TI:
Infraestrutura e Segurança da Informação andam lado a lado…
- Em primeiro momento, uma formação acadêmica compatível com a carreira técnica ou executiva das áreas permeadas pelas principais tecnologias e processos em que você planeja atuar;
- Conhecimentos equivalentes a de um CCNA muito bem formado. Isto te dará a base necessária para evoluir na carreira. Dedique-se muito aos seus estudos e torne-se um CCNA “de fato, direito e de valor”!
- Conhecimentos equivalentes a de um CCNA Security. Os conhecimentos básicos de segurança de infraestrutura de redes deixaram de ser opcionais. É fundamental que o indivíduo possua conhecimentos adequados sobre como fazer cada equipamento de rede contribuir para a mitigação dos riscos de segurança. As redes atuais obrigatoriamente precisam receber configurações e facilidades que visam exclusivamente adicionar a camada de proteção necessária sobre a própria infraestrutura que transporta todos os serviços, e isto sem dúvida alguma não é uma área de conhecimento “opcional”. Atualmente, cada componente de infraestrutura, assim como sistemas e aplicações, deve fornecer a sua parcela de contribuição para a maximização da proteção de todo o aparato de TI;
O acesso de redes está cada vez mais unificado…
- Conhecimentos equivalentes a de um CCNA Wireless. As redes Wireless deixaram de ser “opcionais” e atualmente são tidas como fundamentais na maioria das empresas. O próprio conceito de “Acesso Unificado” (LAN + WLAN) tem ditado isto, portanto o profissional precisa estar preparado para atuar em ambientes de redes onde muito provavelmente há componentes WLAN empregados. Isto é um fato! Muitos ambientes hoje em dia contam com sofisticadas soluções BYOD e MDM.
Você precisa pensar um pouco fora da caixa, que tal conhecer fundamentos de projetos técnicos de infraestrutura?
- Conhecimentos equivalentes a de um CCDA. Os fundamentos e conceitos regidos pela certificação CCDA são fundamentais para “equipar” o profissional de redes com a postura e a linguagem requeridas para argumentação e planejamento de projetos Cisco. Compreendemos que o CCDA agrega muito valor à carreira do profissional;
As redes estão cada vez mais convergentes. Vídeo, voz, dados… tudo sobre o IP!
- Opcional, porém um tanto diferenciado: CCNA em Collaboration! Dependendo da sua perspectiva e planos de carreira, poderá ser um excelente diferencial! Especialmente se a empresa estiver adotando soluções de colaboração / comunicações unificadas. São tecnologias complexas e poucos profissionais são realmente qualificados para lidar com estes tipos de projetos.
Seja especialista nas suas habilidades diretas, mas entenda um pouco sobre como tudo funciona na organização…
- Conhecimentos bem razoáveis de arquiteturas de servidores e sistemas operacionais Windows e Linux, inclusive a questão da virtualização de infraestrutura e de servidores. Até mesmo porque estas soluções se fazem presentes em todas as organizações, e conhece-las permitirá maior flexibilidade e alinhamento técnico dos projetos de infraestrutura. Você muito provavelmente não precisará ser um “profundo expert” destas áreas (pelo menos não por enquanto!), mas seria muito interessante e produtivo se você soubesse dissertar sobre as principais facilidades e capacidades dos servidores e sistemas operacionais;
Adote padrões e frameworks consagrados de indústria. Trabalhe por boas práticas, incorporando métodos de valor para o seu cotidiano!
- Conhecimentos adequados de frameworks tais como ITIL/COBIT, FCAPS, Cisco Lifecycle, PMBOK, dentre outros, maximizando a experiência e as capacidades operacionais do profissional de redes; além de questões de governança, boas práticas, e gerenciamento de projetos.
Estas dicas para profissionais de TI podem ser facilmente viabilizadas em até 2 anos de bons estudos e com a devida dedicação e motivação. O profissional ficará muito bem preparado para absorver os desafios de sua carreira!
Consulte os Nossos Artigos sobre Certificações
- Cursos e Certificações Cisco, e o Reconhecimento de Mercado
- Você deve investir na sua Carreira de TI!
- Certificação Cisco
Espero ter contribuído!
Leonardo Furtado