A Importância dos Profissionais de TI
Longe de mim querer aqui estabelecer e influenciar alguma visão política sobre as relações de trabalho entre profissionais de TI e as empresas em estes que atuam. Antes de mais nada, gostaria de frisar que sou adepto ferrenho do livre mercado e das livres relações e acordos trabalhistas entre profissionais e empresas. Eu entendo os dois lados: o lado de quem empreende, dos altíssimos riscos que os empreendimentos representam, das pesadas cargas tributárias e trabalhistas, e que todo o empreendimento precisar gerar bom lucro. Por outro lado, bato na tecla da falta de visão de muitas empresas no que diz respeito à mão de obra que as sustentam. No entanto, isto poderia ser facilmente resolvido – justamente – pelo cenário de livre mercado, dando a oportunidade para as pessoas escolherem para quem trabalhar.
É praticamente um paradoxo: “não ha nada mais sagrado que uma instituição” ou “a instituição está acima de todos os seus colaboradores“. Porém, são justamente estas pessoas que mantém em 100% tudo o que é produzido pela instituição, todos os seus processos e atividades. Logo, sem estas mesmas pessoas, uma empresa não conseguiria se manter.
Talvez a definição mais apropriada para o comparativo de importância entre pessoas e empresas seja: “os colaboradores que estiverem aderentes às propostas de Missão, Visão e Valores da empresa são fundamentais para a existência e manutenção do corpo jurídico que as representa. Elas fazem parte da empresa, como unha e carne“. Talvez isto defina melhor a importância dos profissionais de TI para as empresas.
Um resumo sobre os muitos departamentos que constituem uma empresa típica
Gostaria de discutir, antes mesmo de entrar neste tema “a importância dos profissionais de TI para as empresas”, um pouco sobre como uma empresa funciona. Nada muito extenso, nada muito detalhado. Um resumo mesmo.
Uma empresa precisa de diversos setores funcionando em perfeita harmonia para que possa ser bem sucedida. Para passar uma mensagem mais objetiva e até mesmo com uma visão mais simplificada da coisa, os diversos departamentos internos de uma empresa cuidam de áreas que são essenciais para o seu funcionamento. Por exemplo:
Área Fiscal e Contábil
Todas as empresas, sem exceção, precisam realizar o repasse de suas informações fiscais e contábeis para o Fisco, e em observância com a legislação em vigor. O área contábil das empresas é responsável por fazer este trabalho, e conta com o suporte de vários setores internos, inclusive no que tange ao planejamento tributário.
Área de Cobrança
A principal missão da área de cobrança é a de assegurar que os clientes não se tornem inadimplentes. O setor de cobrança de uma empresa precisa entrar em contato com clientes no primeiro sinal de inadimplência, buscar o comprometimento para a quitação das dívidas, negociar prazos com o cliente, fornecer (se possível) facilidades para a quitação da dívida, etc. Havendo a concretização da inadimplência sem solução para resolução à curto prazo, o setor de cobrança deverá interagir com a questão de protestos de títulos e afins.
Área de Compras
É um setor de suma importância em uma empresa, pois o conceito de aquisição de bens é estratégico para o negócio. Cadastro e habilitação de fornecedores, negociação de preços, verificação de prazos de entrega e outras complicações de logística, etc., são muito complexos. Uma característica interessante é que o setor de compras de uma empresa tem um perfil de centro de custos de despesas, e não de lucros! Então precisa ser muito bem equipado, com processos, ferramentas e tudo mais em condições de movimentar compras nas melhores condições para a organização.
Área de Vendas
O setor de vendas de uma empresa é a área mais fundamental, em muitos casos a única, para a geração de lucros e crescimento orgânico para o negócio. A missão de uma área de vendas é… VENDER! Mas os processos de vendas são realmente muito complicados, a coisa é muito mais complexa do que simplesmente “vender”. Geração de valor, perfilamento de clientes ideais, determinação das propostas únicas de valor, mapeamento e posicionamento perante aos concorrentes, percepção de valor dos produtos e serviços, plano de ação, gerenciamento de times de vendas internos e externos, são algumas das dezenas de funções. A área de vendas é frequentemente apoiada por vários setores internos, incluindo Planejamento e Marketing, Produção, Logística, Operações, e muitos outros.
Área de Atendimento a Clientes
Este setor tem como principal filosofia a orientação e o atendimento de clientes, preferencialmente de maneira imparcial. É função do “SAC” esclarecer dúvidas, atender pedidos com agilidade, e focar na resolução de problemas com clientes de forma ética, de acordo com as políticas da empresa, mas colocando o cliente sempre em primeiro lugar. É um setor que tem muita interação com outras áreas internas, praticamente todos os setores, incluindo vendas, cobrança, operações, TI e afins.
Podemos parar por aqui! Afinal de contas, o objetivo do artigo não é “dissertar sobre empresas”, e sim falar da relação e importância entre pessoas e empresas, com maior foco obviamente nos profissionais de TI. Mas para que eu conseguisse explicar corretamente o meu ponto de vista, eu considerei prudente elencar os principais setores de uma empresa “típica”, pois há muitos setores que não fora mencionados aqui, e por razões óbvias.
Quais são as áreas especificamente relacionadas à TI em uma organização?
Completando a linha de raciocínio exposta acima, quais seriam os departamentos internos ou áreas que cuidam especificamente de TI em uma empresa? Isto já nos ajudaria a entendermos melhor a a importância dos profissionais de TI para estas organizações.
Equipe de Redes
A área de TI que cuida especificamente de assuntos relacionados à infraestrutura de redes é esta. Em empresas maiores, há inclusive uma separação de áreas para fins de Engenharia de Redes e outra área para Operações. As vezes até mesmo “Planejamento e Novas Tecnologias“, um corpo separado do setor de Engenharia. Esta separação as vezes é necessária para especializar indivíduos de acordo com as suas principais missões e habilidades. Por exemplo, a Engenharia cuida dos projetos de infraestrutura, seleção e validação de tecnologias, seleção de fornecedores, provas de conceito e homologações, estabelecimento de padrões gerais para a adoção de tecnologias para a empresa, formatação de produtos onde TI for o veículo do negócio, etc.
A Operação, por sua vez, é responsável por comissionar o aparato tecnológico definido pelo setor de Engenharia, incluindo manobras de implantação, instalação física e lógica, monitoramento, gerenciamento de ativos, gerenciamento de capacidades, desempenho, incidentes, suporte de redes, dentre muitas atribuições.
Equipe de Servidores e Banco de Dados
É o time que cuida dos servidores onde estão hospedados todos os dados, aplicações ou sistemas da empresa. Dentre as muitas missões dos times de servidores e banco de dados, estão a seleção de fornecedores de hardware e software para servidores, instalação, configuração e manutenção. Tanto do hardware quanto dos sistemas operacionais embarcados nestes. Em empresas maiores, há separações das funções que correspondem às ações de hardware de servidores, software de sistemas operacionais, e, principalmente, banco de dados. Para exemplificar isto, é comum em grandes empresas termos times focados somente no banco de dados.
Equipe de Suporte Técnico de Informática (CI, Help Desk, etc.)
É o time técnico que interage diretamente com os diversos colaboradores da empresa para a resolução de problemas de acesso à rede, utilização de computadores e periféricos, instalação de drivers e software, acesso à Internet, etc. É o termômetro de TI dentro de muitas organizações, fornecendo indicadores importantes para as iniciativas de aprimoramento dos serviços de TI que são consumidos internamente na empresa.
Equipe de Segurança da Informação
Em empresas menores, o mesmo time que cuida de redes, servidores, até mesmo sistemas, também cuida da segurança da infraestrutura. No entanto, empresas maiores precisam especializar estes indivíduos para que as politicas de segurança possam ser devidamente estabelecidas, observando-se processos inteiros, procedimentos, regras, métodos, normas, frameworks, boas práticas, e uma gama muito grande de ações. É o time que estabelece os padrões para a utilização de praticamente tudo que armazena, transporta, e processa informações da empresa. As políticas de segurança para utilização de email, navegação na Internet, utilização de mídias removíveis, mitigação de riscos de segurança presentes na infraestrutura de redes, padronização do software instalado em computadores, desktops e servidores, hardening de sistemas operacionais, hardening de serviços de infraestrutura, e gerenciamento de patching. Além de pentesting, serviços de auditoria de segurança, e etc.
Outros Setores não apresentados aqui
Realmente não dá para escrever tudo em um único artigo! Vamos lá, o que ficou “de fora” da relação acima:
- Equipe de redes de storage (ex: SAN)
- Equipe de telefonia
- Equipe de transmissão
- Equipe de cabeamento
- Equipe de desenvolvimento de software
- Equipe de E-commerce
- Equipe de administração de redes
- Equipe de administração de banco de dados
- Equipe de processamento de dados
- Etc.
Como isto tudo se relaciona com os próprios profissionais de TI?
Convenhamos, tudo depende de TI em uma organização! Obedecendo os princípios de estratégia e inovação, se pensarmos bem, todos os colaboradores de todos os departamentos, de uma forma ou de outra, realizam as suas funções. Mesmo que precariamente. A questão é: realizam os seus trabalhos de forma eficiente? Os custos são controlados? A qualidade dos trabalhos é satisfatória? Os prazos de conclusão de suas diversas atividades são tidos como ágeis, rápidos? Os clientes internos estão satisfeitos com os serviços prestados por aquele setor? E os clientes externos, estão igualmente satisfeitos?
“Qual é a missão de TI em uma organização?”
Não seria aprimorar as ferramentas que os colaboradores utilizam, conforme as exigências de cada função e de cada setor, visando maximizar a produtividade destes indivíduos e, consequentemente, de todo o setor?
Não seria reduzir drasticamente o tempo de resposta para ações que posicionem a empresa favoravelmente num cenário de competitividade?
Não seria aprimorar processos fabris inteiros, resultando em uma produção mais inteligente e mais racional na questão de custos, sem prejuízos quanto à qualidade de seus produtos e serviços?
Não seria aprimorar e agilizar as atividades do cotidiano de cada colaborador e de seus respectivos setores como um todo?
Poderia passar horas aqui descrevendo os benefícios que a tecnologia da informação e comunicação promove para os negócios de uma empresa. Da melhoria da produtividade, da redução inteligente de custos, aumento da lucratividade, melhoria da competitividade, mitigação de riscos para os negócios, e tantos outros!
Pois bem, o exposto acima esclarece – mesmo que de forma bem branda e resumida – a importância de TI para as empresas, mas ainda não esclarece como isto mapeia para os profissionais de TI, certo?
Como a Tecnologia da Informação funciona na verdade em uma organização?
Todas as empresas precisam de diversos componentes de infraestrutura, incluindo roteadores, switches, dispositivos de segurança de infraestruturas, antivírus, filtro de conteúdo Web, anti-spam, balanceadores de carga, servidores, dispositivos de infraestrutura de storage, telefones, terminais de comunicação… a lista é grande! Sem contar também com os sistemas e tudo mais que funcionara no topo de toda a infraestrutura.
O que ocorre é que estas soluções, chamaremos isto aqui de ferramentas, não funcionam sozinhas. Isto é fato. Para falar a verdade, as tecnologias são escolhidas e concebidas (idealmente) por meios de complexos de seleção de portfólio, fornecedores, compatibilidades ou interoperabilidades, gerenciamento de capacidades, performance, usabilidade, gerenciamento, escalabilidade, segurança e tantos outros “pilares”. É um trabalho nada simples, muito pelo contrário!
Idealmente, pessoas estudam o comportamento e as ações executadas por cada um dos departamentos ou áreas de uma empresa. Em seguida, identificam processos que precisam de aprimoramento, seja lá qual for o motivo ou a necessidade. A idéia aqui é a de otimizar o processo, tornando-o mais ágil, mais eficiente e menos oneroso. É nesta hora onde o processo é atualizado para que sejam incorporadas iniciativas visando o seu aprimoramento, tal como, por exemplo, a adoção de alguma tecnologia ou ferramenta que vá prover exatamente aquele benefício para o processo vigente. Este trabalho é feito por pessoas, colaboradores, que, numa empresa com um mínimo de senso de visão e organização, saberiam apresentar nas reuniões de executivos.
Os profissionais de TI são convocados neste momento, após a apresentação de uma necessidade. Eles tem que pensar numa solução que vá prover os benefícios desejados para o aprimoramento daquele processo, e fazendo isto para todos os processos importantes da empresa.
As Tecnologias não nascem sozinhas em uma organização: elas tem que ser concebidas… por pessoas!
Podemos enxergar isto bem através da seguinte visão, traçada em uma perspectiva cronológica desses eventos:
Como as demandas por aquisição de tecnologia são (ou devem) ser iniciadas
- Todos os setores de uma organização desempenham as suas funções, de uma forma ou de outra. Não importando o processo ou a ferramenta empregada para cada caso. Mesmo que o processo seja precário, ineficiente.
- Todas as empresas possuem diversos problemas em seus setores internos, tais como improdutividade, custos, ineficiência de processos e etc.
- As necessidades únicas de cada setor são imutáveis, o que deve ser melhorado são os processos e, consequentemente, as ferramentas usadas para a execução de cada processo.
- No tempo de vida de uma organização, novas necessidades podem surgir e serem introduzidas nos processos vigentes, ou ainda culminando no surgimento de novos processos.
- Em empresas com visão, colaboradores contribuem para documentar os processos existentes e identificar as ações e atitudes que precisam de aprimoramento.
- Destes processos “falhos” ou “ineficientes”, uma parte talvez possa ser sanada com mudança de postura, atitudes ou a adoção de alguns controles.
- No entanto, muitos processos necessitarão de revisão, aprimoramento de workflow, e, muito frequentemente, também, de uma nova ferramenta.
- Gestores de tecnologia da informação são responsáveis por receber e documentar as demandas por aprimoramento de processos e ferramentas.
- Gestores de tecnologia da informação criam processos internos para mapear “necessidades x processos”. A missão aqui é compreender como melhor atender aquelas necessidades por meios do fornecimento de serviços internos por meios de tecnologias.
Como os projetos de TI são iniciados
- As áreas conectadas à TI são acionadas para produzir os conceitos de adoção tecnológica, buscando uma solução para cada caso e identificando quais tecnologias melhor atendem aos propósitos de cada objetivo.
- Estas mesmas áreas de TI selecionam fornecedores, equipamentos, software, e diversos componentes necessários para a concepção sistêmica da solução.
- Isto poderá exigir mudanças tanto na parte de integração do software quanto nos componentes específicos de infraestrutura (ex: redes).
- Os profissionais de TI, cada qual no “seu quadrado”, precisam ser envolvidos com responsabilidades, funções, prazos e metas especificamente associadas ao que cada um deverá realizar no projeto.
- É função da gestão de TI racionalizar os custos das iniciativas de TI, buscando a linguagem de aceitação correta tanto para o público técnico quanto para o público executivo. O objetivo disto é justificar a escolha da melhor solução para o atendimento das necessidades, respeitando o porte e restrições financeiras do negócio, mas sempre com uma visão realista da melhor solução para o negócio.
- São fatoradas métricas de reputação do fornecedor, interoperabilidade, disponibilidade, resiliência, desempenho, escalabilidade, segurança, usabilidade para a seleção da solução, dentre outras premissas.
- Projetos técnicos são iniciados internamente, com ações de planejamento, projeto, implantação, operação assistida e transferência de conhecimento.
Como TI é mantido em uma organização
- Uma vez concebida, as soluções adotadas, embora “automatizem os processos que atendem”, precisarão constantemente de manutenção. Não “funcionam sozinhas”. E não adianta insistir ao contrário, é uma questão puramente técnica/operacional.
- As ações de manutenção deverão prover de forma contínua os indicadores necessários para a compreensão das métricas de níveis de serviço, incluindo a performance, disponibilidade, incidentes e muitos outros de cunho técnico, além das observações quanto aos custos operacionais. É um trabalho de missão cíclica; é uma ação constante e interrupta.
- Os setores de TI precisa de seus próprios processos para manter TI, que por sua vez mantém os processos internos e de negócios, que por sua fazem a empresa funcionar nos melhores padrões de eficiência que puderam ser estabelecidos.
A importância dos profissionais de TI
A Tecnologia da Informação (TI) ou Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) não “nasce” sozinha, e não funciona sem manutenção!
Em toda e qualquer organização, TI não é concebido sem o uso de sofisticados processos, os quais são mantidos por pessoas. E também não funciona sem outros processos, também mantidos e executados por pessoas. Jamais funcionará! Os profissionais de TI devem ser valorizados, sim, e em muitos casos são bem valorizados, pois são fundamentais para viabilizar o funcionamento de empresas inteiras!
As pessoas são a base de tudo o que se constrói em uma organização. Começando pelos processos de TI, que por sua vez mapeiam (ou devem mapear) fielmente para os processos de negócios, que por sua vez atendem às necessidades por modernização, automação, produtividade, expedição, etc., que por sua vez reduzem custos e sustentam a competitividade do empreendimento. E as tecnologias que suportam tudo isto precisam ser pensadas corretamente com os pilares tecnológicos citados anteriormente. E tudo isto é planejado, projetado, executado e mantido pelos profissionais de TI!
Para concluir, as soluções de TI são ao mesmo tempo o topo e o alicerce da cadeia de iniciativas para a concepção e manutenção dos negócios. E TI é o que sustenta tudo aquilo que é necessário para apoiar intimamente a Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas de uma organização. E é por isto que muitas empresas compreendem a importância dos profissionais de TI.
Espero que este artigo tenha sido útil com a minha visão sobre este tema! Não deixe de consultar outros bons artigos similares:
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